Estado do Rio ganhará bicicletas públicas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fonte: JBOnline

RIO - Inspirado na experiência francesa, o governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira, em Paris – onde está em missão oficial para atrair novos investimentos para o Rio – que lançará no estado um programa público semelhante ao das ciclovias da cidade francesa, conhecido como Velib.

O piloto será com cem bicicletas, em Niterói, onde a empresa Clear Channel venceu licitação da Prefeitura para operação do mobiliário urbano, que inclui também bicicletas. O primeiro trecho será o que ligará a Estação das Barcas, no Centro, ao prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro de São Domingos. Cabral, no entanto, estimulará a expansão do projeto para toda a Região Metropolitana e a Baixada Fluminense, segundo a assessoria. Ele tratou do assunto em audiência com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë.

– O sistema é extraordinário. Não é poluente, estimula a saúde com a prática de exercícios físicos e é amigável ao bolso do mais pobre – disse Cabral, que deu uma volta na bicicleta pública parisiense ao redor do prédio da Prefeitura.

Segundo o governador, tanto o Estado pode entrar na licitação junto com as prefeituras ou poderá participar como agente que vai estimular o uso das bicicletas como meio de transporte.
– A idéia é integrar cada vez mais os modais de transportes.

O plano, de acordo com Cabral, é integrar as linhas de bicicletas às barcas, ao metrô e aos trens. Ele destacou que a iniciativa pode e melhorar o trânsito.

Perguntado sobre como garantir que as bicicletas não seriam roubadas, o governador informou que elas terão sistema de GPS.

– Quem usa, tem que se identificar. Mas teremos que estudar todos os meios que possam garantir maior segurança. Ouviremos os especialistas da área – disse Cabral.

O secretário de Transportes, Júlio Lopes, integrante da comitiva do governador em Paris, disse que o Estado usará verba do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para dragagem do Rio Sarapuí para retirar casas de área de risco e pôr no local uma ciclovia de integração com a Baixada Fluminense.

Em Paris, o interessado usa cartões que, anualmente, custam 29 euros por pessoa.

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