Fonte: O Globo Online - 11/06/2008 às 08h28m
RIO - Inspirada em Paris, a prefeitura do Rio licitará no próximo dia 24 a exploração publicitária em bicicletas de aluguel, por cinco anos, como mostra reportagem do jornal "O Globo". A empresa que vencer a concorrência instalará 50 estações de aluguel, com pelo menos dez bicicletas cada. Entre os bairros a serem contemplados, dois - Centro e Tijuca - sequer têm ciclovias, o que não é um pré-requisito na capital francesa. Completam a lista Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Botafogo e Flamengo. Mas as semelhanças com Paris terminam aí. Para o especialista em engenharia de transportes Fernando Mac Dowell, a falta de educação dos motoristas cariocas pode pôr vidas em risco, principalmente nos bairros sem ciclovia:
- Com um trânsito onde se disputa quem é o mais irresponsável, fica difícil. O governo é responsável por grande parte dos desastres no trânsito, já que não são feitos estudos. Se alguém morrer, a administração pública deve assumir judicialmente. Cabe ao governo proteger a população.
Outra preocupação é em relação a roubos. O prefeito Cesar Maia admite não ter pedido reforço no policiamento nas áreas onde haverá maior circulação de bicicletas. Segundo ele, serão usados veículos baratos, e o seguro estará incluído no aluguel. Ele acredita que as marcas identificadoras nas bicicletas e os lugares escolhidos para abrigar as estações de aluguel inibirão os roubos.
Para Mac Dowell, a medida anunciada não deve ter impacto significativo no trânsito.
RIO - Inspirada em Paris, a prefeitura do Rio licitará no próximo dia 24 a exploração publicitária em bicicletas de aluguel, por cinco anos, como mostra reportagem do jornal "O Globo". A empresa que vencer a concorrência instalará 50 estações de aluguel, com pelo menos dez bicicletas cada. Entre os bairros a serem contemplados, dois - Centro e Tijuca - sequer têm ciclovias, o que não é um pré-requisito na capital francesa. Completam a lista Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Botafogo e Flamengo. Mas as semelhanças com Paris terminam aí. Para o especialista em engenharia de transportes Fernando Mac Dowell, a falta de educação dos motoristas cariocas pode pôr vidas em risco, principalmente nos bairros sem ciclovia:
- Com um trânsito onde se disputa quem é o mais irresponsável, fica difícil. O governo é responsável por grande parte dos desastres no trânsito, já que não são feitos estudos. Se alguém morrer, a administração pública deve assumir judicialmente. Cabe ao governo proteger a população.
Outra preocupação é em relação a roubos. O prefeito Cesar Maia admite não ter pedido reforço no policiamento nas áreas onde haverá maior circulação de bicicletas. Segundo ele, serão usados veículos baratos, e o seguro estará incluído no aluguel. Ele acredita que as marcas identificadoras nas bicicletas e os lugares escolhidos para abrigar as estações de aluguel inibirão os roubos.
Para Mac Dowell, a medida anunciada não deve ter impacto significativo no trânsito.
0 comentários:
Postar um comentário